quinta-feira, 26 de julho de 2012


Refrigerante Tipo Água Tônica



Descrição:Água tónica (português europeu) ou tônica (português brasileiro) é um refrigerante que originalmente continha apenas soda e quinina. A água tônica é feita com um pó branco extraído da casca da árvore de cinchona que é um sal (hidrocloreto de quinina) que dá o gosto amargo ao produto.

Tipo: Refrigerante
Definição: Água Tônica
Sabor: Amargo
Cor: Transparente
*Origem: Índia, Inglaterra
Lançamento:1858
Comercialização: Internacional
Variante(s): Schweppes, Tônica Antarctica,
Teor calórico: < 100 Kcal/200 ml
Edulcorante(s): Açúcar
*Pra que serve: Para problemas estomacais e enjôo,não tem coisa melhor .No início ela foi somente utilizada como medicamento no combate à malária. A quinina ainda hoje é empregada no tratamento, mas a água tônica atualmente industrializada e distribuída no mercado não possui propriedades medicamentosas sendo apenas um refrigerante de gosto amargo. Possui quantidades mínimas de quinina, cerca de 5 miligramas por litro (mg/l), enquanto para o tratamento da doença é necessário em torno de 1,5 g ao dia
A água tónica é muito usada como uma bebida de mistura para coquetéis, especialmente os que são feitos com gim (por exemplo gin tónico). A água tónica com adição de limão ou lima é conhecida como bitterlemon, "pina de limão" ou bitter lime, respectivamente.
*Valor no mercado:Água Tônica Prata Lata 350ml Sonda Delivery : R$ 1,54



Refrigerante Tipo Cola


O refrigerante de cola é um tipo de bebida não-alcoólica e não fermentada, cujos ingredientes básicos são água e açúcar, além do dióxido de carbono dissolvido em água, o famoso “gás” presente não só nas colas, mas em todos os refrigerantes, destinado a realçar o sabor do mesmo. O refrigerante em geral leva ainda alguns aditivos artificiais adicionados pelos fabricantes.
O termo “cola” das inúmeras marcas disponíveis atualmente faz referência à noz de cola, uma castanha nativa da África central, que também é conhecida pelo nome de “orobó” ou “café do Sudão”. Sua cor é avermelhada como a que aparece nos refrigerantes e ainda é bastante popular como estimulante e digestivo, utilizada também para realçar o sabor doce dos alimentos consumidos posteriormente.
Na verdade, a esmagadora maioria das colas não mais utilizam a noz em sua composição, apenas complementos artificiais que simulam seu sabor, principalmente por questões econômicas. Algumas colas destinadas a públicos específicos, principalmente nos Estados Unidos, utilizam a noz de cola natural em sua composição.
Pra que serve:O refrigerante de cola é muito apreciado pela população, é quase um símbolo do almoço ou jantar em família. Pra quem não consume álcool, o refrigerante de cola é uma das melhores opções. Ele também é encontrados em embalagens pequenas,onde o consumidor pode levar para qualquer lugar. Entre suas marcas mais famosas estão a Coca-Cola e a Pepsi-Cola.
Fontes energéticas:Os refrigerantes do tipo cola, costuma-se ter 0,6 g de ácido fosfórico para cada litro da solução O ácido fosfórico concentrado comercial, denominado ácido fosfórico xaporoso, é uma solução aquosa com 85% em massa desse ácido.
Também não é preciso se preocupar, porque o ácido fosfórico não faz mal ao ser humano; inclusive, em reações químicas que ocorrem em nossas células para o fornecimento de energia celular, são usados fosfatos (PO4-3), que são componentes do ácido fosfórico.
No entanto, isso não significa que você pode consumir a quantidade que quiser dessas bebidas sem que isso lhe cause danos à saúde. O excesso pode, sim, fazer mal, pois o fosfato pode reagir com o cálcio presente em nossos ossos e dentes, levando ao enfraquecimento dessas partes do corpo, causando até mesmo osteoporose, com o tempo.

fonte:
PESQUISA REALIZADA POR UM ALUNO DO 3º ANO (1) DA E.E. ANTÔNIO CANELA 








Nenhum comentário:

Postar um comentário